sexta-feira, 28 de março de 2008

À flor da pele

Ando muito emotiva ultimamente... para falar a verdade, sou emotiva desde que me conheço por gente. Choro e me emociono por qualquer coisa. Principalmente assistindo filmes, casamentos, batizados, ou ouvindo música, lendo livros, cartões de aniversário e cartas de amor. A lista é imensa, vocês nem imaginam...
Até mesmo ver meus filhos brincando é motivo para as lágrimas escorrerem.
Pois bem, hoje, para fazer juz ao apelido de manteiga derretida herdado na infância, chorei novamente, mas por causa das palavras da Cris, que escreve o blog Para Francisco.
Só quem já passou por lá é capaz de saber do que estou falando...
Toda vez que leio seus escritos e relatos, começo a perceber que a vida é muito mais bela do que a gente possa imaginar. Cris é um exemplo de como é possível transformar uma tragédia em poesia, apenas com amor.
Transcrevi para cá o texto de abertura/apresentação do blog dela:

"Para Francisco
Um homem sofre morte súbita dois meses antes do nascimento do seu primeiro filho. Assim nasce esse blog. Tentando entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos pela viúva e mãe que, no caso, sou eu. Muitos raciocínios. Muito aprendizado. Muitos questionamentos. E uma pressa em falar para o Francisco sobre o mundo, sobre seu pai e sobre mim mesma (só por garantia)."


O convite está feito. Vocês não irão se arrepender.

quarta-feira, 26 de março de 2008

França sai em defesa do Tibete

Uhuuuuu.... Tô começando a olhar Nicolas Sarkozy com outros olhos!

Ele é o primeiro chefe de governo a ameaçar boicotar as Olimpíadas de Pequim caso a China continue sua violenta repressão aos tibetanos.

Tudo bem.... O presidente da França recuou um pouco no discurso quando sentiu o peso de suas declarações e tratou de mudar o rumo da história: disse que o boicote "de um dia só" seria uma opção viável caso as autoridades chinesas não usassem bom senso .

Até agora foi usado algum bom senso? (pergunto)

Na verdade, o que importa no momento é que Sarkozy está aberto ao diálogo e já entrou em contato com o presidente chinês, Hu Jintao, para pedir o fim da violência. O governo francês também entrou em contato com Dalai Lama, o líder político e espiritual tibetano no exílio.

Vamos ver os próximos capítulos...

terça-feira, 25 de março de 2008

Paixão à primeira vista


Este ano o coelho exagerou e aterrisou aqui em casa com oito ovos enoooormes, além de diversos ovinhos menores. E vocês sabem o resultado prático disso? Vou ter que me cuidar três vezes mais... Sim, porque as crianças já pegaram os brinquedos e comeram o que queriam e largaram o restante.
A simples idéia de que têm chocolate aqui para me fartar por seis meses, me apavora!!! Sou chocólatra assumida e todo dia me delicio com um pouquinho desse néctar. Só que moderadamente, para manter meu bom senso.
Mas hoje, já acordei e dei de cara com os ovinhos de chocolate Alpino que insistem em me olhar lá de cima da estante, como se dissesse: vêm, me abre, me cheira e me diz que sou gostoso!
Simplesmente irresistível!
Não sei quanto tempo vou aguentar e se quero realmente resistir...

segunda-feira, 24 de março de 2008

Paulo Francis é insubstituível

Na tentativa de encontrar um video do Manhatan Connection para ilustrar o post que escrevi mais embaixo, encontrei este video aí de cima. Vale a pena ver. Estou rindo até agora! Hahahaha
Paulo Francis era demais...



quinta-feira, 20 de março de 2008

Manhatan Connection, especial 15 anos

Esta semana vi o especial do Manhatan Connection, gravado em São Paulo, para comemorar seus 15 anos do existência. Esta foi a primeira vez que o programa contou com convidados na platéia e com a presença dos cinco debatedores, finalmente juntos.

Lucas Mendes conduziu o programa com maestria e me pareceu emocionado em certos momentos, principalmente nas referências a Paulo Francis, de quem era amigo pessoal. Todos, sem exceção, reconheceram a importância de Francis para a alavancada do programa. Da bancada original, só restam atualmente a Lúcia Guimarães e o próprio Lucas Mendes, idealizador do programa.

Diogo Mainardi, que hoje parece ser o "substituto" natural de Paulo Francis, no quesito opinião crítica, mostrou ter muito mais do que apenas uma língua afiada. Sobressaiu sua veia teatral e seu lado brincalhão: ele é do tipo que perde um amigo, mas não perde a piada.

Ricardo Amorim, o mais novato entre eles, também não fez feio e conseguiu tirar proveito do silêncio que certas horas se instalava no local. Acima de tudo, parecia estar muito à vontade e feliz com toda a comemoração. No vídeo que abriu o programa (Lucas Mendes entrevistava as pessoas nas ruas de São Paulo para medir o grau de audiência do Manhatan Connection) era dele o nome mais citado pelos jovens nas ruas. Após enquete ficou clara que sua característica mais marcante é a resposta na ponta da língua para todos os assuntos.

Caio Blinder, também teve seus 15 minutos de fama. Principalmente, na hora do seu depoimento sobre a primeira impressão que teve ao chegar à cidade de Nova York. Espetacular! Minha opinião sobre ele mudou depois disso. Sempre o achei meio gravatinha e certinho demais... mas agora até consigo enxergar seu lado carismático.

Foi mostrado também os bastidores das gravações em NY e a limitada equipe de colaboradores. Acima de tudo é um trabalho de cooperação e muita dedicação. É de se tirar o chapéu! Por muito menos, programas com mais patrocínio e de emissoras bem mais fortes saem do ar com menos de dois anos de exibição.

É engraçado voltar no tempo e ver quando tudo começou. Eu já assistia com frequência ao programa na época do Paulo Francis e adorava ver seu show particular e suas briguinhas com Caio Blinder. Mas já tinha me esquecido das participações de Nelson Motta, Arnaldo Jabor e Gerald Thomaz.

Siga o link para ler mais sobre os bastidores do especial, na visão de um fã do programa.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Música chiclete


Depois de ver o comentário do Arnaldo sobre o filme Bagda Café, me dei conta de que muitas vezes me apaixono pelo filme por causa de sua trilha sonora. E quando ela é boa, fica ecoando na nossa cabeça por horas, dias a fio.

Foi assim com Pulp Ficcion, Duets, Closer, Mensagem para Você, O Piano, Priscilla - a Rainha do Deserto, Sociedade dos Poetas Mortos (será que alguém se lembra deste?), Ghost, Dirty Dancing (menção meio brega, mas precisava estar na lista), Noviça Rebelde (merece um post exclusivo), Philadelphia, Shrek e Espanta Tubarões (para citar alguns infantis), Lost in Translation, O Diabo Veste Prada, O Amor Não Tira Férias, e mais recentemente, Tropa de Elite ("Osso duro de roer... pega um, pega geral... também vai pegar você") e Meu Nome Não é Johny (para não esquecer dos brasileiros).

Estas foram as que me lembrei sem fazer esforço, mas é óbvio que existem músicas de filme maravilhosas, que não estão aqui. E que só reconheço porque guardei na memória, como é o caso de trilhas instrumentais. Falando nisso, que trilha mais linda a do filme "Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street".

Volta e meia estou baixando músicas pela internet e sempre aparece alguma música antigona ou que nem me lembrava mais. Não resisto e coloco no meu MP4. A última que coloquei foi da Stevie Nicks, que canta a maravilhosa "Edge of Seventeen" no filme "School of Rock". Ela arrebenta. Adoro...

Uma boa opção também é ir ao IMDb, escolher o filme e clicar no link Soundtrack listing (fica à esquerda do site). É moleza... vem tudo mastigadinho. Pena que não dá para ouvir.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Respeito no trânsito

Eu defendo a opinião de que os pedestres deveriam fazer curso de "caminhada defensiva". Pelo menos aqui em Petrópolis, onde moro, é extremamente necessário. Ou ele são kamikases do solo, ou adoram correr risco de vida. Sim, porque se atirar na frente dos carros, é quase uma mania nesta cidade. Não é à toa que aqui são registrados inúmeros casos de atropelamento. Ontem, quase que eu entro para a estatística, só que na contra-mão da história: a do atropelador.
Estava com meus filhos no carro e uma senhora quis atravessar bem na minha frente... e bem longe da faixa de pedestres.
Tentei frear, mas ela percebeu que não ia ser possível parar o carro a tempo e recuou. Para minha sorte, ela não desafiou o carro e eu só tomei um susto. Saí bufando e reclamando que aquilo era absurdo! Será que ninguém consegue ler as placas de trânsito e obedecer as normas? Será que elas existem só para serem desrespeitadas? Estava divagando, até que ouvi a vozinha mais doce e tranquila do mundo falar:
- Mãe, não fica assim não! O problema é que aquela mulher tem o olho muito miúdo e não consegue ver direito.
Comecei a rir... e desencanei.

Pedestre X motoristas
Há alguns anos atrás o prefeito fez uma campanha de conscientização para estimular os motoristas a respeitarem os pedestres, quando estes quisessem atravessar as ruas. A tentativa era educar a população nos moldes do que acontece na Europa. Quando alguém quisesse atravessar a rua (dentro da faixa própria para isso), o motorista deveria parar ou reduzir a velocidade, mesmo com o sinal verde. Só que na prática, obviamente, as pessoas abusam e resolvem atravessar em qualquer lugar, achando que os motoristas têm obrigação de parar, a qualquer momento.

sábado, 8 de março de 2008

Hoje é nosso dia!

PARABÉNS !!!
A todas amigas, leitoras,
visitantes e fãs,
que vêm até aqui para ler este blog...
Feliz Dia das Mulheres para todas vocês!!!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Sessão da tarde

Estou numa fase muito cinéfila, de ficar (re)vendo filmes e romanceando a vida. Aproveito que as crianças estão na escola, coloco um DVD e começo minha viagem...

O pior é que estou tomando gosto pela coisa e cada ida à rua, se traduz em procurar DVDs para comprar e aumentar minha coleção. Não perco a oportunidade de olhar as prateleiras em busca de algum filme que eu ainda não tenha visto, achado, ou descoberto.

A mais recente aquisição foi Bagda Café (Out of Rosenheim- 1987), que acreditem, nunca consegui assistir por inteiro. Paguei a bagatela de R$ 12,99 e acho que não fiz mau negócio.

Agora vou poder ver se é tudo isso que falam por aí... Só espero não me decepcionar!

terça-feira, 4 de março de 2008

Posso viver mil anos que não vou entender*

Têm coisas que (eu acho) só acontecem no Brasil.

1) A Dança do Créu ser um sucesso e a Mulher Melancia ser considerada uma celebridade.

2) A primeira dama usar o cartão de crédito corporativo da presidência para pagar mais de R$ 500 mil de previdência social de todos os netos.

3) Um sujeito incendiar o outro num posto de gasolina, só porque este buzinou para ele.

4) O BBB continuar tendo audiência.

5) Motoristas jogarem lixo pela janela de seus carros.

* Coisas que nunca vou entender em mim

1) Quero fazer ginástica, mas nunca consigo passar mais de 2 meses matriculada.

2) Compro livros por impulso e só depois de muuuuuuito tempo consigo lê-los.

3) Sempre que estou magrinha, resolvo detonar a dieta e caio em cima de chocolate e brigadeiro.

4) Quando os filhos começam a ficar independentes, já fico imaginando ter um outro bebê.

5) Adoro reclamar da vida, mas se tirassem ela de mim, morreria!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Cristais na cozinha

Você pagaria R$ 14 mil por esta geladeira? Eu não, com toda a certeza...
Mas alguns endinheirados não pensam assim. Eles pagam sem dó, nem piedade. Tudo porque ela é repleta de cristais Swarovski (são mais de mil cristais encravados) e foi projetada pelo pintor coreano Seung-im Ha. Têm gosto pra tudo, né?
Esta "jóia" da cozinha é produzida pela LG e está a venda apenas na Coréia do Sul.
Mais informações.