sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Gentileza gera gentileza

Quem dera esta frase-mantra do profeta Gentileza fosse utilizada com mais frequência nos dias de hoje. Percebo claramente uma abstinência de palavras carinhosas e educadas por grande parte das passoas... principalmente nas consideradas educadas.
Não custa nada dar um "Bom dia", "Boa noite", "Como vai?" ou simplesmente "Obrigado" para o seu vizinho que abriu a porta do elevador ou se encontrou na portaria do prédio (só para dar um exemplo).

No meu prédio, por acaso, tem de tudo. Os simpáticos, os educados e aqueles que nem conseguem olhar o outro e cumprimentar adequadamente. Conheço uma família inteira que não consegue ser cordial, nem educado com ninguém. Nem o porteiro que segura a porta recebe um "muito obrigado". Na verdade, o homem da casa me cumprimenta quando está sem a mulher. Quer coisa mais terrível e repugnante?
Como não consigo digerir isso... parei de falar!

Não sei se isso é mais comum na cidade em que moro, ou se é coisa do carioca, ou se é simplesmente uma falta de educação nacional, mas esse desrespeito pelo próximo tem me deixado cada dia mais revoltada.
A gente sofre isso no trânsito, com as pessoas nas ruas, no comércio... Antes ficava calada e só resmungava comigo mesma. Mas, de uns tempos para cá, passei a falar mais alto e quando alguém deixa de agradecer eu faço questão de recordá-la dos bons modos.
Será que estou ficando também sem respeito pelo próximo? Ou estou deixando de ser tão boba? Sei lá... acho que minha tolerência é que está ficando zero.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Adeus, Bruna...

Esta semana recebi uma notícia que me deixou um tanto desnorteada.
Soube da morte de uma jovem empresária do ramo de moda infantil, Bruna Bianchi, em decorrência de complicações no parto. Não a conhecia pessoalmente, mas só em saber que ela deixou um filho de 8 anos, marido e uma filhinha recém-nascida para criar, fico completamente sem palavras.

Como pode nos dias de hoje, com tantos recursos, com tanta tecnologia, exames pré-natais, ultrasom em 3D... pessoas perderem sua vida por causa de um parto?
Apesar de estarmos em um país de terceiro mundo, este fato não aconteceu num bairro de subúrbio, com uma mulher carente, sem recursos, nem plano de saúde.
Aconteceu na Clínica São José, uma das mais conceituadas clínicas da zona Sul do Rio de Janeiro, onde metade da população feminina (que pode pagar) resolve ter seus filhos.

Bruna Bianchi, tinha acabado de fazer 34 anos (por coincidência no mesmo dia que eu - 15/agosto) e muito provavelmente estava ansiosa pelo nascimento da primeira filha! Além de sócia da grife infantil feminina Bisi, Bruna era uma das personagens mais queridas do mundo da moda. Sua loja, já conhecida das mães cariocas, era uma espécie de Daslu para crianças. Lá pode-se encontrar roupas descoladas para meninas que já se preocupam em estar na moda, tal qual a mãe.

Que Deus proteja e cuide da pequena Chiara e de seu irmão Sean!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Minha carta do tarô


You are The Wheel of Fortune


Good fortune and happiness but sometimes a species of
intoxication with success


The Wheel of Fortune is all about big things, luck, change, fortune. Almost always good fortune. You are lucky in all things that you do and happy with the things that come to you. Be careful that success does not go to your head however. Sometimes luck can change.


What Tarot Card are You?
Take the Test to Find Out.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ela tá podendo...

Madonna vai se apresentar no Brasil. Para cada show (um em SP e outro no Rio) ela pediu 10 milhões! Não sei ainda se o cachê é em dólar, euro ou real. Não importa...

Ela pede, nós pagamos! Já estou na lista dos interessados.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Que Michael Phelps, que nada. Nós temos Cesar Cielo!!!

Tudo bem... o norte-americano de peitoral imenso e mãos idem já mostrou ao que veio e fez bonito. Vai levar para casa 8 medalhas. Mereceu!
Mas, na minha opinião, nada se compara à alegria e à emoção do nosso conterrâneo, Cesar Cielo que encantou a China inteira e rompeu as barreiras da língua com seu choro emocionado e revelador.





Fotos de Ricardo Corrêa

Valeu campeão!

Dica: Descobri o blog do fotógrafo Ricardo Corrêa, da Revista Época, que coloca diariamente fotos inéditas das competições e dos bastidores. Vocês vão gostar, tenho certeza!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Uiiuiuiuiuiuuiui

Ainda não digeri esta informação.
David Lynch esteve no Rio para o lançamento do seu livro de meditação (Em Águas Profundas - Criatividade e Meditação) e atraiu multidão de fãs na noite de autógrafos. 


Momento meditação - 1: 
"Me recolho num quarto pequeno, me concentro, entôo o mantra e bumm! São 20 minutos de manhã e mais 20 à noite. Negatividade, depressão, estresse, tudo vai embora" 

Momento meditação - 2:
"O Brasil é muito lindo, inspira "

Há algo de muito estranho nisso tudo, né?! 

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Banco de abusos

Não aguento ter que mostrar tudo que levo na bolsa, cada vez que passo por um porta giratória de banco. Além de ser um saco, considero uma invasão de privacidade. E cá entre nós, será que bandido quando entra em banco é pela porta da frente, apresentando o que carrega?
Pois bem, semana passada um carioca passou por embaraço na porta giratória do Itaú da São Clemente, em Botafogo. Ele avisou ao segurança que se tirasse o cinto, como exigia o funcionário, sua calça cairia, por conta de uma dieta que deixou suas roupas largas. E avisou que registraria o abuso com sua câmera.
O segurança debochou, fez pouco caso, insistiu na ordem e, de fato, a calça caiu.
Agora, a foto de calças arriadas (que você vê abaixo) e do gerente, de dedo em riste, ameaçando a vítima por "causar confusão", são provas na ação que ele move contra o banco.
Já estou de dedos cruzados, torcendo para ele!

domingo, 10 de agosto de 2008

Dia especial

Sinto, já há alguns anos, que o Dia dos Pais é como um buraco negro do qual tento fugir...

É um pouco egoísta da minha parte não querer comemorar esta data, até porque as crianças ainda tem pai e precisam de exemplos de união familiar. Mas como o meu pai já morreu há 17 anos, estas lembranças ficam cada vez mais difíceis.

Claro que guardo ótimas recordações da época que meu pai estava vivo. E estas memórias nunca sairão da minha cabeça, pelo contrário, me invadem de felicidade toda vez que aparecem, por isso faço questão de guardá-las. Mas a saudade é perturbadora e em dias assim se tornam piores.

Como queria deixar hoje algum registro, faço minhas as palavras de um comercial que está passando toda hora na tv. Se eu não me engano é de uma operadora de celular...

Depois de listar várias coisas em que os pais são fundamentais, o protagonista do comercial diz:

- "Oi, pai, tudo bem? Só te liguei hoje para ouvir sua voz... "

Ahhhhhhhhh... era tudo o que eu queria no dia de hoje. Poder ouvir a voz daquele que fez toda a diferença na minha vida e ainda faz. Mas como isso "ainda" não é possível só me resta dizer:

- Um beijão pai (esteja vc onde estiver !!!). Te amo muito e obrigado por você ter existido.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Primeira-dama...

Essa coisa de primeira-dama sempre me fascinou. Desde Jackie Kennedy Onassis. Sua elegância, roupas, óculos, seu sofrimento por conta do furacão Marilyn (que também sofreu) e, depois, o romance com Onassis, seguido de mais tragédia.
Teve Hillary Clinton, o charuto, o vestido, Monica, o pacto e o perdão público.
Na realeza, porque não, teve Camilla e sua chance de ser feliz décadas depois, mesmo tendo que lutar contra o fantasma de uma princesa amada pelo povo.
Recentemente, ando fascinada pela dupla Sarkozy-Carla Bruni e suas viagens românticas para o Egito, as notícias de que ela gravou um CD pra ele... Podem dizer o que quiserem, mas acho ela fina, elegante, simpática e dotada de luz própria.
Por aqui, tivemos Sarah Kubitschek, Rosanne, Ruth...Marisa.
Algo me diz que elas têm muita história pra contar. Assim como todas as outras mulheres anônimas, as primeiras-amantes, que ficaram ao lado (e à sombra) desses homens por tantos anos.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Serial killer na Globo

E ontem foi a noite da minha rendição. Parei o que estava fazendo para ver novela! Sim... assisti "A Favorita" (hehehehe.... )

Eu, que passo longe da TV em dias normais, parei para ver a revelação bombástica e tão esperada. A Flora é a assassina e a Donatela é a boazinha da história...

Nunca poderia imaginar... Mais uma vez devo dar minha mão à palmatória. Primeiro porque parei para ver a novela, segundo porque errei na minha aposta: pelo perfil de cada uma poderia jurar que os papéis estavam invertidos. Achava que a Patricia Pillar era a boa moça e a Claudia Raia, a vilã.

Acho que para mim a surpresa acabou sendo maior, porque volta e meia via a cara de sofredora da Flora na novela e já imaginava que ela seria a eterna menia-pobre-inocente-acusada-de-crime. Como não acompanhei diariamente só conhecia as características iniciais dos personagens e perdi as mudanças por que passaram.

Pelo que li, o autor João Emanuel Carneiro ainda tem muito o que apresentar. Já insinuou que a Flora além de assassina é louca e perigosa., mas descartou que seja uma serial killer. Que peninha...

Agora que estava bom e eu queria acompanhar os próximos capítulos.

sábado, 2 de agosto de 2008

Beloved

“‘Come to bed’, dizia você, a partir das três horas, e eu respondia ‘i am coming’, e você: ‘don’t be coming, come!’”
carta a D., p. 27


***********************************

Que me cativava é que você me dava acesso a outro mundo. […] esse mundo me encantava. Eu podia escapar ao entrar nele, sem obrigações nem pertencimento. Com você, eu estava em outro lugar; um lugar estrangeiro, estrangeiro a mim mesmo.”
carta a D., p. 10

***********************************


Tive muitas dificuldades com o amor (ao qual Sartre dedicou umas trinta páginas de O Ser e o Nada), pois é impossível explicar filosoficamente por que amamos e queremos ser amados por determinada pessoa, excluindo todas as outras.”
carta a D., p. 25


************************************

Paixão, amor, cumplicidade, doença, sofrimento e suicídio...
Todas estas palavras ilustram a vida e a morte de Andre Gorz, autor destas frase acima, extraídas do livro Carta para D. - História de um amor
Descobri por acaso, ou quem sabe foi o destino quem me guiou (sou romântica, que fazer?). Não tive outra alternativa. Me apaixonei...