sábado, 19 de janeiro de 2008

Gotas milagrosas


Hoje, precisei vacinar as crianças contra meningite meningocócica. São várias as razões que me fizeram pagar quase R$ 300 reais pela vacina. Primeiro, porque vou para Búzios esta semana e lá está com surto da doença. Segundo, porque seguro morreu de velho. Terceiro, porque tenho pavor de meningite. Quarto, porque conheci na infância uma amiga que morreu em decorrência da meningite, contraída após passar férias de verão na Região dos Lagos, e desde então, fiquei traumatizada.

Diante de tantos fantasmas assustadores, não pensei duas vezes e já tratei de proteger meus filhos. Eu não precisei tomar a injeção, porque a vacina é válida por dez anos e eu já estou imunizada há uns oito anos.

Mas, preciso admitir... Saí da clínica de vacinação com o peito meio apertado, mas um tanto aliviada. É muito bom saber que nossos filhos estarão imunizados de uma doença tão avassaladora e perigosa. E que, nos dias de hoje, é possível entrar numa sala e sair dali imunizado contra tantas doenças, que outrora já fizeram várias vítimas. É um milagre!
A imunidade está na ponta de um seringa e no líquido precioso que sai dela. Apenas algumas gotas marcam a distância entre a vida e a morte...

Fiquei imaginando quantas milhares de pessoas já morreram por causa de algum vírus, que hoje os cientistas já conseguiram isolar e até criaram defesas...
Fiquei imaginando o desespero de algumas mães que estão na zona de risco e não têm condições de oferecer aos seus filhos um meio para protegê-los, porque o estado não lhes dá essa garantia.
Li hoje no jornal, que a Secretaria de Saúde do Estado já encaminhou aos postos de saúde de Búzios um novo lote de vacinas que haviam acabado. As vacinas serão para imunizar apenas a população local, digo local, porque se não houver comprovação de residência o turista ou viajante não pode tomar a vacina. É um absurdo, né? Se você não tiver um comprovante, não poderá ser imunizado? Aonde foi parar o direito do cidadão e o dever do Estado? Não é responsabilidade pública zelar pela saúde dos indivíduos?

Cheguei a pensar que minha semana em Búzios tinha ido pro vinagre e já estava aceitando a possibilidade de adiar mais uma vez minha viagem, mas diante da milagrosa agulhada fiquei "mais" tranquila sobre o assunto e espero poder aproveitar os dias sem estresse.

Nenhum comentário: