quinta-feira, 20 de março de 2008

Manhatan Connection, especial 15 anos

Esta semana vi o especial do Manhatan Connection, gravado em São Paulo, para comemorar seus 15 anos do existência. Esta foi a primeira vez que o programa contou com convidados na platéia e com a presença dos cinco debatedores, finalmente juntos.

Lucas Mendes conduziu o programa com maestria e me pareceu emocionado em certos momentos, principalmente nas referências a Paulo Francis, de quem era amigo pessoal. Todos, sem exceção, reconheceram a importância de Francis para a alavancada do programa. Da bancada original, só restam atualmente a Lúcia Guimarães e o próprio Lucas Mendes, idealizador do programa.

Diogo Mainardi, que hoje parece ser o "substituto" natural de Paulo Francis, no quesito opinião crítica, mostrou ter muito mais do que apenas uma língua afiada. Sobressaiu sua veia teatral e seu lado brincalhão: ele é do tipo que perde um amigo, mas não perde a piada.

Ricardo Amorim, o mais novato entre eles, também não fez feio e conseguiu tirar proveito do silêncio que certas horas se instalava no local. Acima de tudo, parecia estar muito à vontade e feliz com toda a comemoração. No vídeo que abriu o programa (Lucas Mendes entrevistava as pessoas nas ruas de São Paulo para medir o grau de audiência do Manhatan Connection) era dele o nome mais citado pelos jovens nas ruas. Após enquete ficou clara que sua característica mais marcante é a resposta na ponta da língua para todos os assuntos.

Caio Blinder, também teve seus 15 minutos de fama. Principalmente, na hora do seu depoimento sobre a primeira impressão que teve ao chegar à cidade de Nova York. Espetacular! Minha opinião sobre ele mudou depois disso. Sempre o achei meio gravatinha e certinho demais... mas agora até consigo enxergar seu lado carismático.

Foi mostrado também os bastidores das gravações em NY e a limitada equipe de colaboradores. Acima de tudo é um trabalho de cooperação e muita dedicação. É de se tirar o chapéu! Por muito menos, programas com mais patrocínio e de emissoras bem mais fortes saem do ar com menos de dois anos de exibição.

É engraçado voltar no tempo e ver quando tudo começou. Eu já assistia com frequência ao programa na época do Paulo Francis e adorava ver seu show particular e suas briguinhas com Caio Blinder. Mas já tinha me esquecido das participações de Nelson Motta, Arnaldo Jabor e Gerald Thomaz.

Siga o link para ler mais sobre os bastidores do especial, na visão de um fã do programa.

10 comentários:

Andréa disse...

Ai, eu tambem sempre adorei o MC. Desde o comecinho. Adorei esse post, menina, principalmente porque vc foi narrando tudo desse programa de aniversario que eu aqui, nao pude ver. Nao tenho Globo Internacional, infelizmente. Quando me mudei pra ca, fui algumas vezes assistir as gravacoes. Foi tao divertido poder ver o outro lado. E Lucas Mendes eh uma das pessoas mais doces e generosas que eu ja conheci na minha vida. Ele virou meu idolo depois que o conheci pessoalmente.

Anônimo disse...

Taí um programa que nunca assisti... Acho q no meu provedor de TV a cabo não passava...

Vou ver se está disponível na Globo.com

bjs e boa Páscoa!

Annix disse...

heh, minha amiga Kris tb foi à gravação. Outra das coisas que eu perco morando longe...
http://krisbr.zip.net/

(o Rico foi meu primeiro namorado, pode? hahahahaha)

Kris disse...

O Caio Blinder também é da formação original. A Lúcia, não. Caio, Lucas Mendes, Paulo Francis e Nelson Motta. Primeiro MC. Eles são bons há muito tempo, né? Beijo!

Kris disse...

Agora que eu vi os comentários... A Anna entregou que o Amorim foi o primeiro namorado dela?? Ahaha! Sou testemunha...

Andréa disse...

Hah, que otimo! Conheci o Rico ha pouco tempo. Ele eh muito gente boa!

Andrea Drewanz disse...

Annix, que revelação hein?!
Box de Idéias tá virando confessionário. hehehe....

Kris, valeu pela lembrança. Vc têm toda a razão! O Caio já pertencia ao grupo original, e a Lúcia, não!

Andrea, vê como esse mundo é pequeno?

Pelo visto, só eu é que ainda não conheço o Ricardo! Me aguardem...

Andrea Drewanz disse...

Annix, que revelação hein?!
Box de Idéias tá virando confessionário. hehehe....

Kris, valeu pela lembrança. Vc têm toda a razão! O Caio já pertencia ao grupo original, e a Lúcia, não!

Andrea, vê como esse mundo é pequeno?

Pelo visto, só eu é que ainda não conheço o Ricardo! Me aguardem...

Cris Ambrosio disse...

Bom, por causa de motivos de força maior, só vejo o Manhattan há uns dois anos, haha. Gosto bastante - principalmente o último bloco.

Obs.: Semana retrasada (ou mais, ando perdendo a noção do tempo) fui no Starbucks com o pessoal do colégio e o Caio Blinder sentou bem do meu lado. Faltou coragem pra falar com ele :P

bjs!

Anônimo disse...

Pessoal, a Lúcia também faz parte da formação original sim. Tanto ela quanto a Angélica não apareciam na frente das câmeras, mas estão na equipe desde o piloto!

Quem quiser ver mais notícias, vídeos, podcasts, reportagens, entrevistas e muito mais sobre o Manhattan Connection, acesse o fã-clube do programa em http://manhattanconnection.wordpress.com/