quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia iluminado

Há oito anos atrás, numa noite bonita como a de hoje, eu recebia com muita festa, emoção e ansiedade, aquele que iria encher meus dias de felicidade e de muito amor. Victor chegou antes da hora, com pelo menos 15 dias de antecedência. Já demonstrava sua habilidade de atacante desde cedo, me acertando com pontapés fortes e certeiros, de tirar o fôlego. Já imaginava que ele chegaria com força total. E não deu outra... a bolsa se rompeu e eu não tinha idéia do que iria acontecer. Liguei para o meu marido, expliquei o que estava acontecendo e ele ficou mais nervoso que eu. Em menos de 15 minutos já estava em casa, pronto para me levar.
De repente, me vi arrumando a malinha de roupas e saindo correndo pro hospital, sem saber se iria encarar uma cesárea ou se o parto seria normal.
-Você quer ter que tipo de parto? perguntou a Dra. V., por telefone.
- Eu queria muito o normal, mas não sei se vou aguentar... a contração já tá forte... sei não!
- Pode ir pro hospital agora e daqui há meia hora eu vejo o que a gente faz...
Depois de algumas horas de contração e aguardando ansiosa a chegada da médica (que pegou um engarrafamento e chegou quase 2h depois do combinado), o medo falou mais forte e a opção acabou sendo cesárea. Foi ótimo, não tenho do que recamar, já que tudo deu certo. Ele nasceu perfeitinho e com muita saúde! Era o bebê mais lindo do berçário, "não tenho dúvidas".
Apesar de sua pressa para nascer, ele sempre foi um bebê calminho... e até hoje é uma criança muito tranquila, capaz de conseguir tudo com seu jeitinho meigo, de poucas palavras e muito observador.
Seu lado geminiano transparece de vez em quando, principalmente nas horas que precisa se mostrar para o mundo. Aí é com ele mesmo... Conquista a todos, até o da última fila, sem fazer muito esforço.
Assim é o Victor... meu amor, minha vida! Parabéns filhote!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Matemática atual

É.... as coisas estão mudando... E eu começo a constatar que estou ficando velha ou muito ultrapassada.

Estava ajudando meu filho a estudar Matemática (da segunda série) para a prova de hoje e percebi que não se usa mais tabuada como antigamente. Agora, a multiplicação é utilizada com outra nomenclatura: dobro, dobro do dobro e dobro do dobro do dobro. Deu para entender?

Estou falando da multiplicação de 2, 4 e 8. Para se chegar ao número 16, a professora diz, por exemplo: é o dobro do dobro de 4...

Se por um lado, esta forma estimula as crianças a pensarem de uma maneira lógica, nós aqui (os pais ) ficamos meio perdidos com este progresso. Eu, por exemplo, estou re-aprendendo muitas coisas, dentre elas: a régua de cousiner (que nunca tinha ouvido falar), as contas de diminuir tirando emprestado o número do lado, e a utilização de gráficos e tabelas para representar as multiplicações.

Acho este método atual muito mais interessante e fascinante. Faz a criança pensar e raciocinar de uma forma prática, lúdica e criativa. Além de estimular desde cedo a criança a ter noções de espaço!!!

Um dos exercícios propostos era desenhar um quadrado de 8 linhas e 10 colunas e dividir depois em 5 retângulos idênticos.

Deixei meu filho fazer e fiquei observando. Para ele foi super fácil. Ele desenhou o quadrado e depois foi visualmente resolvendo a questão. Já para mim, tive que reler várias vezes o enunciado para perceber o que era pedido. Multipliquei primeiro, depois dividi... e só então consegui desenhar. Ele resolveu tudo apenas desenhando o que era pedido...

Afe!

sábado, 24 de maio de 2008

Dobraduras criativas


Origami é uma arte que sempre me encantou. E sem querer, achei um site da Canon, Creative Park que traz ótimas ilustrações (com download) para quiser se aventurar no mundo das dobraduras.

É simples e muito fácil. Basta ter uma impressora colorida, para deixar as figuras mais interessantes. Eu fiz com as crianças aqui em casa e eles adoraram!

Ótimo passatempo para nós e para eles. Só parei com a brincadeira, porque a tinta do cartucho acabou...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

'A serenata'

"Uma noite de lua pálida e gerânios

ele viria com boca e mãos incríveis

tocar flauta no jardim.

Estou no começo do meu desespero

e só vejo dois caminhos:

ou viro doida ou santa.

Eu que rejeito e exprobro

o que não for natural como sangue e veias

descubro que estou chorando todo dia,

os cabelos entristecidos,

a pele assaltada de indecisão.

Quando ele vier, porque é certo que vem,

de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?

A lua, os gerânios e ele serão os mesmos

— só a mulher entre as coisas envelhece.

De que modo vou abrir a janela, se não for doida?

Como a fecharei, se não for santa?"

Adélia Prado

*********************************************

Este poema é lindo, né?

Já tinha lido antes, mas sem saber que era da Adélia. A razão de eu ter colocado aqui, hoje, é porque li a crônica da Marta Medeiros, que citava partes do poema acima... Mas, infelizmente, estava num consultório médico e não tinha meios para copiar!

Procurei pela internet e nada... Se achar a crônica, vou trazer correndo para cá. Acho que vocês irão adorar, assim como eu!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

TAG, o novo meme

Recebi este meme da Isabella e já estou respondendo. A-do-rei responder um pouco sobre minhas alegrias, meus medos, objetivos e obsessões... Foi fácil e muito rápido, só empaquei um pouco nos meus medos! Porque será?

3 alegrias

* Meus dois filhos + meu marido

* Viajar

* Verão e muuuito sol!

3 medos

* Dirigir à noite

* Mar revolto, com ondas enoooormes

* De não conseguir realizar tudo que pretendo

3 objetivos

* Organizar melhor meu tempo

* Educar meus filhos com sabedoria

* Ter uma vida mais saudável

3 obsessões/coleções

* Chocolate

* Não aguento ver cama desarrumada. Sempre dou um jeito de arrumá-la!

* Guardar livros, jornais e revistas

3 fatos surpreendentes/diferentes sobre você.

* Sou a pessoa mais estabanada que conheço. Derrubo tudo ao meu redor!

* Não me chame para cantar, porque dou vexame.

* Até os 12 anos fui uma ótima ginasta olímpica.

Bem... Vamos lá... pelas regras do meme devo repassar para cinco pessoas. Os escolhidos são:

Beth,

Annix,

Antonio,

Cris A.,

Bebete

Andrea N.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Chamem o Freud

Hoje estava tomando café e parei para assistir o programa do David Letterman, porque a entrevistada era a atriz Helen Hunt, que eu sempre gostei. Digo gostei, porque neste exato momento estou revendo meus conceitos. Lá pelas tantas ela disse que sua filha de 4 anos, nunca, nunca mesmo, havia assistido televisão e nem mesmo filmes de cinema.

E que, às vésperas de seu aniversário, a menina não sabia quem era o personagem principal da festinha de aniversário, o 'Nemo'.

Ora, cá entre nós, alguma coisa não está bem explicada.

Se Helen não permite a filha assistir TV, nem filmes, porque então escolhe o 'Nemo' como tema da festa?

Deixar de assistir TV e seus programas, não é surpresa, principalmente entre mães que se dizem 'preocupadas' com o poder e a influência maléfica da mídia, mas daí a impedir que a crianças assistam filmes infantis, qual o problema?

Seria uma punição com ela mesma ou com a filha? Ui, ui, ui...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Natureza humana

Li (não me lembro onde) que as pessoas são como as plantas: precisam de tempos em tempos passar por uma poda, um corte, para poderem crescer mais saudáveis e fortes. Caso contrário vão murchando, até morrerem.

É exatamanente como estou me sentindo... desde que resolvi mudar e cortar certas amarras da minha vida, estou alçando vôos mais seguros e encontrando novos horizontes.

Só motivos para comemorar! Amém!