quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Um ano passarinho


Estava lendo a crônica da Cora Ronai e ela disse uma coisa muito certa. A gente espera a chegada do Ano Novo, achando que vai mudar realmente alguma coisa. Que algo novo está se iniciando...

Só que os dias, na verdade, continuam os mesmos, nós continuamos os mesmos, a vida continua a mesma! O que acontece é que janeiro inicia após um longo período de festas e este intervalo culmina com a noite de reveillon. Nada além disso.

Não estamos num livro, nem numa obra de ficção, em que a história muda num virar de páginas ou de segundos. A vida se inicia a cada dia, a cada manhã, quando levantamos da cama!

Então porque ficamos nesta ladainha todos os anos... prometendo que vamos emagrecer, fazer mais exercícios físicos, ler mais, viajar mais, comer menos, sofrer menos, discutir menos.

As mudanças que queremos que aconteça, devem começar no momento em que pensamos nelas. Mas, confesso, é bem mais fácil jogar a responsabilidade para depois.

É por isto, que muitos não conseguem realizar suas promessas de fim de ano. A segunda-feira sempre fica adiada por causa do domingo que passou, ou por causa daquela preguiça pecaminosa que sentimos diariamente. E, assim, nosso ano vai passando como todos os outros passam.



Como diria Mário Quintana...

"Todos esses que aí estão atravancando meu caminho

Eles passarão... Eu passarinho! "

(Poeminha do Contra, em Prosa e Verso, 1978)

8 comentários:

disse...

Querida moça bonita, passei aqui para te desejar um feliz 2008!
Muito sucesso, saúde, paz, amor, dindim, enfim a felicidade plena!

Beijão da Ká!

Cris Ambrosio disse...

Feliz Ano Novo! :D

Pois é, concordo plenamente... Por algum motivo as pessoas escolhem o primeiro de Janeiro para ficar falando nas coisas que querem fazer mas não farão, e todas elas sabem que vai continuar tudo igual.

...E daí entra o Drummond e sua sabedoria; mudar é o que faz o ano ser realmente novo, e não queimar fogos, usar branco e fazer listas.


(Adoooro Mário Quintana! Tenho um caderno do jornal da usp guardado no meu quarto falando do centenário dele :P)

r a c h e l disse...

:*)
é, e cá estou eu exatamente assim, já tô caprichando na saladinha... mas dieta, só segunda-feira!

feliz ano-novo!

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Beth Blue disse...

Escrevi algo semelhante no meu blog ainda há pouco! E já que passei por aqui, feliz ano novo pra você e sua família!!!

Fer disse...

Pois é, eu mesma pus resoluções de ano novo no meu blog, mas pelo menos ja comecei de verdade...rs..um bjo e feliz 2008!

Anônimo disse...

Oi Andrea,

que saudades de férias de verão!

Curta bem!

bjs

Labelle® Paz disse...

Eu também não espero a virada do ano nem a virada da semana ou do mês para começar ou terminar alguma coisa não.

Sou extremamente indecisa e quando decido alguma coisa, aproveito aquele momento para colocar em prática imediatamente, antes que eu mude de idéia...rs

FELIZ ANO NOVO para ti e para a sua família linda!