segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
O brilho de uma mente de boas lembranças
Todas as vezes em que tentei guardar na memória algum acontecimento ruim, tenho que me esforçar para recuperá-lo. Fica uma imagem distorcida da realidade. São flashs sem conexão, sem sequência. Não tenho memória temporal dos acontecimentos. Isso é péssimo em certos momentos. Por exemplo: não consigo reproduzir conversas que aconteceram há dias atrás, semanas, e muito menos anos. Só se eu escrever.
Ao contrário do meu marido, que é uma verdadeira máquina e guarda datas e fatos nos mínimos detalhes, eu sou uma catástrofe. Minha memória boa é a visual e olfativa. Só! Não me venha perguntar datas, dias, fatos... nunca me lembro! E se foi uma lembrança ruim é melhor não insistir. Não guardo mesmo.
Têm horas que sinto não poder guardar tão bem as coisas como gostaria, mas no final, não faz tanta diferença. Provavelmente, se eu for pensar no ano de 2007, e como ele foi, vou só lembrar das coisas boas e felizes. As lágrimas, decepções, tristezas... é claro que existiram, mas serão lembradas como nuvens passageiras. Que nunca mais irão se transformar em tempestades.
Que venha 2008 !
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Tsunami consumista
Quem ainda se lembra deste filme ? Por aqui, ele recebeu o nome de "Feitiço do Tempo" e passou muito nas sessões da tarde. Eu, confesso, não me empolguei na primeira vez que vi... e acho que até hoje não me empolgaria. É repetitivo demais.
Mas não consegui encontrar outra referência que se encaixasse tão bem à minha semana atual.
Os dias têm sido pra lá de monótonos e repetitivos. Parece que o tempo parou na semana do Natal e eu fui a única que não percebi. Pensei que a calmaria e a normalidade fossem voltar a reinar. Puro engano... o comércio está enlouquecido com as trocas dos presentes de Natal e os comerciantes procuram faturar em cima dos consumidores de ocasião. As lojas já empurram seus estoques de roupas brancas, desejando feliz 2008 para os mais otimistas. É a onda consumista crescendo de novo, como uma tsunami.
Dá vontade de chegar na rua e gritar:
- Calma, gente!!! O mundo não vai acabar esta semana, não!!!
Será que vão me ouvir?
Começo a achar que o problema é meu... será???
Minha lista de prioridades para 2008 precisa ser revista.
domingo, 23 de dezembro de 2007
Feliz Natal

Beijos a todos*, que fizeram deste ano, um ano muito especial para mim.
(*) Annix, Andrea N., Antonio, Antonia, Arnaldo, Beth, Belle, Cris A., Claudia, Carol, Diego, Elena, Flávia, Isabella, Julia, Joel, Ká, Luisa, May, Martina, Patricia (Tróia), Renara, Rebs, Rodrigo, Shu_x, entre outros, que passaram por aqui e deixaram sua marca.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Presenteie com criatividade
Não reparem se estou enchendo este blog de ilustrações, desenhos e colagens. Ultimamente, não sei explicar bem porquê, este assunto tem me chamado muita a atenção.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
O drama do Rio São Fransciso
Já li pareceres favoráveis e divergentes, e, infelizemente, minha opinião é neutra. Não consigo deixar de pensar na imagem de um bispo, em greve de fome há 23 dias, se esvaindo, enfraquecendo, se matando, para defender o leito de um rio. Não deixa de ser uma atitude corajosa e determinada, a favor do meio ambiente.
Por outro lado, a transposição do rio irá beneficiar milhares de pessoas e levar água para uma região que sofre com a constante seca.
Tenho que admitir, contra minha vontade, que esta parece ser a primeira obra humanitária do governo Lula. E, pelo que parece, nosso presidente não hesitou em afirmar que, entre ao bispo e a execução do projeto, vai mandar prosseguir as obras de transposição. "Entre a greve de fome e milhões de nordestinos que serão beneficiados, eu fico com os 12 milhões."
Ontem, após saber da decisão judicial favorável à execução das obras, Dom Cappio desmaiou e foi levado para o hospital. De acordo com o boletim médico, o estado geral de saúde do religioso está comprometido e ele deve continuar internado para evitar possíveis danos permanentes.
Até alguns artistas (como Letícia Sabatela e Osmar Prado ) se engajaram à favor do bispo, que começou a reivindicar o fim do projeto da transposição em 2005, quando fez a primeira greve de fome, que durou onze dias. Naquela época ele teve a garantia de Lula de que o projeto seria modificado.
Projeto
O polêmico projeto está orçado em três milhões de dólares e prevê a construção de 720 quilômetros de canais que desviarão a água do São Francisco, o terceiro rio mais caudaloso do país, para a pobre e árida região do Nordeste, assolada por frequentes secas.
domingo, 16 de dezembro de 2007
Terapia viciante
Li que Woody Allen não passa um dia sem escrever. É como uma terapia para ele. É quando ele conversa consigo mesmo, redescobre seus conflitos e angústias e soluciona seus problemas. Enfim... coloca para fora o que está preso, precisando sair.
É claro que não chego perto da genialidade de Allen, mas consegui encontrar uma coisa em comum com ele e outros tantos, que transformaram a escrita num vício.
É engraçado, como depois que a gente passa a escrever através de um teclado de computador, a escrita manual fica em segundo plano e totalmente obsoleta. Não escrevo com caneta, nem lápis, há muito tempo....
Confesso até, que minha mente não funciona bem quando preciso escrever num papel. A simples idéia de escrever à mão, me causa arrepios. A letra sai feia e sinto dificuldade de registrar com rapidez minhas idéias. Só de pensar que não terei como deletar(sem rasuras), copiar e colar em outro parágrafo, ou simplesmente salvar um texto para continuar depois, é um forte motivo para continuar achando o computador a melhor opção.
Já ouvi uma escritora(acho que foi a Raquel de Queiroz) dizer que o computador, não é a melhor alternativa para se escrever, pois normalmente deletamos tudo aquilo que não gostamos e muitas vezes estamos jogando fora uma idéia, ou um texto brilhante, que irá nos fazer falta mais adiante. É... pode ser verdade, mas isso pode acontecer também numa folha de papel, não há muita diferença. Uma vez perdida, a idéia não volta mais. A não ser que tenha ficado guardada na memória.
Acho que isso acontece, mais frequentemente, com as letras de música, poemas, poesias e livros. Quantos versos devem ter sido perdidos em cima de mesas de bar, ou esquecidos eternamente em guardanapos de papel.
Ahhh, como queria poder fazer esta pergunta para Vinícius de Morais...
sábado, 15 de dezembro de 2007
Laços (Ties)
Este video ganhou merecidamente o prêmio Project: Direct.
Vale a pena ver... A história é bem simples e emociona.
Assisti pela primeira vez no blog da Paola e pedi licença para repassar por aqui.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Tem novo meme na aldeia blogal...
1 - Pegue o dicionário, mais próximo que você encontrar;
2 - Abra-o em qualquer página;
3 - A primeira palavra que você ler, digite-a no “Google Imagens";
4 - Faça uma postagem dizendo que palavra foi essa e mostre o primeiro resultado de imagem conseguido digitando essa palavra.
Vamos lá...
A primeira palavra que vi no dicionário foi "pimenta".
Seu significado, se é que alguém ainda não sabe:
pi.men.ta (subst. feminino)
1. Nome de várias plantas piperáceas e solanáceas; pimenteira.
2. Fruto destas plantas usado como tempero.
3. Pop. Pessoa geniosa.
Se é verdade esta história, do nosso subconsciente buscar respostas para nossos questionamentos, em páginas de livros abertos aleatoriamente, eu realmente não sei. Mas, uma coisa é certa. Ultimamente, quando pego em algum livro desconhecido para ler, sempre abro numa página que tem algo de proveitoso para mim.
E, agora, para escrever este post, fiquei pensando se tinha alguma explicação psicológica, filosófica, ou emocional, que eu pudesse aproveitar lendo sobre a "pimenta". Pensei, refleti e não encontrei nenhuma. Quem sabe algum leitor encontre...
Já na minha busca por imagens, encontrei este lindo exemplar de pimenta... e mais. Encontrei uma receita de geléia de pimenta dedo de moça, que me deixou curiosa e com vontade de experimentar. Como não tenho tempo de preparar e provar antes de escrever este post, deixei o link da receita para vocês seguirem, se tiverem interesse.
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Natal de recordações
Me lembro dos natais que passei na Alemanha, perto dos parentes paternos, e a recordação é uma das melhores. Os biscoitos preparados com bastante antecedência e armazenados em caixas de metal para apurarem o sabor, são uma das relíquias que guardo na memória. Eu e meu irmão íamos escondidos ao porão para tirar os biscoitos, que só poderiam ser comidos aos domingos, durante o advento de Natal. Era uma aventura deliciosa. Só de pensar nos biscoitos, fico com água na boa.
domingo, 9 de dezembro de 2007
Trailler do filme "Sex And The City "
Aqui estão as imagens do "primeiro" trailler do filme, que irá estrear em maio de 2008 (nos EUA apenas). Acho que os fãs da série não irão se decepcionar...
Pelo que pude ver, vale a pena esperar um pouco mais para ver Carrie Bradshaw em ação.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
The Police no Maracanã
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
A chapa tá esquentando

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Lixo eletrônico
Pois bem, esta semana recebi duas newsletters bem parecidas no conteúdo, mas vindas de remetentes bem diferentes. Uma delas, pedia para que as leitoras escrevessem sobre o seguinte assunto "Você já cometeu alguma gafe na cama?".
Sinceramente, se você tivesse cometido, responderia a esta pergunta? E, cá entre nós, porque uma revista de grande porte quer minha contribuição? Será que as repórteres estão ganhando tão bem, que se recusam a sair das salas com ar-condicionado para irem às ruas? Talvez a editora perceba que é mais fácil deixar as leitoras trabalharem para ela...
A outra revista é mais ousada e oferece uma oportunidade para as leitoras que desejam posar peladas. "Quer posar nua? Escreva para a gente contando por que você quer ser fotografada sem roupa e mande uma foto de biquíni. A vendecedora fará um ensaio sensual e ganhará um book." Ahããããã... pode deixar que já estou mandando. Fala sério! Eu quase não acreditei quando li...
Neste momento, já devem ter várias leitoras posando e aguardando uma chance para se transformar em celebridade. E depois ainda querem que a gente acredite na seriedade da imprensa no Brasil.
domingo, 2 de dezembro de 2007
Medo de bicho papão...
