quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O drama do Rio São Fransciso

Ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre este problema em torno da transposição do Rio São Francisco e da greve de fome de Dom Cappio.
Já li pareceres favoráveis e divergentes, e, infelizemente, minha opinião é neutra. Não consigo deixar de pensar na imagem de um bispo, em greve de fome há 23 dias, se esvaindo, enfraquecendo, se matando, para defender o leito de um rio. Não deixa de ser uma atitude corajosa e determinada, a favor do meio ambiente.
Por outro lado, a transposição do rio irá beneficiar milhares de pessoas e levar água para uma região que sofre com a constante seca.
Tenho que admitir, contra minha vontade, que esta parece ser a primeira obra humanitária do governo Lula. E, pelo que parece, nosso presidente não hesitou em afirmar que, entre ao bispo e a execução do projeto, vai mandar prosseguir as obras de transposição. "Entre a greve de fome e milhões de nordestinos que serão beneficiados, eu fico com os 12 milhões."
Ontem, após saber da decisão judicial favorável à execução das obras, Dom Cappio desmaiou e foi levado para o hospital. De acordo com o boletim médico, o estado geral de saúde do religioso está comprometido e ele deve continuar internado para evitar possíveis danos permanentes.
Até alguns artistas (como Letícia Sabatela e Osmar Prado ) se engajaram à favor do bispo, que começou a reivindicar o fim do projeto da transposição em 2005, quando fez a primeira greve de fome, que durou onze dias. Naquela época ele teve a garantia de Lula de que o projeto seria modificado.

Projeto
O polêmico projeto está orçado em três milhões de dólares e prevê a construção de 720 quilômetros de canais que desviarão a água do São Francisco, o terceiro rio mais caudaloso do país, para a pobre e árida região do Nordeste, assolada por frequentes secas.

Um comentário:

martina disse...

ah, que amor!
um link pro meu blog!
obrigada.
andei numa correria danada e nem consegui responder. adorei o teu tbm! vou ler tudo com atenção.
beijos