sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Gentileza gera gentileza

Quem dera esta frase-mantra do profeta Gentileza fosse utilizada com mais frequência nos dias de hoje. Percebo claramente uma abstinência de palavras carinhosas e educadas por grande parte das passoas... principalmente nas consideradas educadas.
Não custa nada dar um "Bom dia", "Boa noite", "Como vai?" ou simplesmente "Obrigado" para o seu vizinho que abriu a porta do elevador ou se encontrou na portaria do prédio (só para dar um exemplo).

No meu prédio, por acaso, tem de tudo. Os simpáticos, os educados e aqueles que nem conseguem olhar o outro e cumprimentar adequadamente. Conheço uma família inteira que não consegue ser cordial, nem educado com ninguém. Nem o porteiro que segura a porta recebe um "muito obrigado". Na verdade, o homem da casa me cumprimenta quando está sem a mulher. Quer coisa mais terrível e repugnante?
Como não consigo digerir isso... parei de falar!

Não sei se isso é mais comum na cidade em que moro, ou se é coisa do carioca, ou se é simplesmente uma falta de educação nacional, mas esse desrespeito pelo próximo tem me deixado cada dia mais revoltada.
A gente sofre isso no trânsito, com as pessoas nas ruas, no comércio... Antes ficava calada e só resmungava comigo mesma. Mas, de uns tempos para cá, passei a falar mais alto e quando alguém deixa de agradecer eu faço questão de recordá-la dos bons modos.
Será que estou ficando também sem respeito pelo próximo? Ou estou deixando de ser tão boba? Sei lá... acho que minha tolerência é que está ficando zero.

2 comentários:

Antonio Da Vida disse...

Concordo com vc. Até porque uma gentileza é algo que custa tão pouco para dar, mas para quem recebe (pelo menos eu tiro por mim) vale uma fortuna.
XXX/A

Renata disse...

Nossa... pensei q so eu tinha notado isso... as vezes, qdo abro uma porta e nao me agradecem, respondo "por nada"... pra ver se a pessoa percebe q estou fazendo por favor, nao por obrigacao! Sera q as pessoas percebem isso?