quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Boicote aos banguelas

Ontem saiu no jornal O Globo uma matéria curiosa e que está dando o que falar.
A prefeitura do Rio de Janeiro abriu concurso para preencher 1.500 vagas para a Guarda Municipal. De acordo com o edital, uma das exigências é de que o candidato interessado tenha pelo menos 20 dentes em sua boca.
É isso mesmo.... não é brincadeira não. Os candidatos que não tiverem pelo menos dez dentes na arcada inferior e dez na superior, não poderão concorrer ao posto, que pagará de salário R$ 812,00.
Pela regras não dá para saber se a prótese dentária será proibida. Também não consta nenhuma informação sobre a localização destes 20 dentes. Se todos forem na parte de trás, como é que fica? Eles poderão concorrer?
Os motivos alegados pela Guarda Municipal para exigir tal medida são: a saúde bucal e apresentação pessoal dos futuros agentes.
Já tem político se dizendo incomodado com a discriminação. A vereadora Teresa Bergher (PSDB), além de achar preconceituosa a atitude, está revoltada: "Queria saber se o prefeito, quando vai pedir voto, dispensa o voto dos eleitores que têm menos de 20 dentes?"
É um caso a se pensar....
No Brasil não existe nenhum programa preventivo para tratamento dentário da população carente. Só é feito em crianças até 12 anos e vem dando bons resultados. Mas para os jovens e adultos não há nenhum investimento do governo.
E cá entre nós.... quando esse povo precisa de tratamento e procura atendimento, muitas vezes o dentista prefere extrair o dente ao invés de tratá-lo.


PS: No Brasil, cerca de 28% dos adultos perderam todos os dentes em pelo menos uma arcada e cerca de 15% precisa de próteses total. (Fontes de Ministério da Saúde)

2 comentários:

Unknown disse...

Andrea, o seu blog está cada vez melhor! Essa notícia sobre os banguelas está muito boa! Parabéns!!!

Beth Blue disse...

só vou dizer uma coisa: inacreditável! hehehe...