terça-feira, 18 de setembro de 2007

Um brinde à vida e à amizade

Finalmente, depois de inúmeras tentativas fracassadas, consegui ver o filme "Sideways - entre umas e outras". Para quem não se lembra, o filme foi lançado em 2005 e ganhou o oscar de melhor roteiro adaptado, além do globo de ouro de melhor filme.

Pensei que ia me apaixonar pelo filme de cara, mas não foi o que aconteceu. Gostei, mas esperava que fosse mais... Isso não quer dizer que não tenha sido um bom entretenimento para minha noite solitária. Adorei as locações do filme. Cada paisagem belíssima, de tirar o fôlego. Os vinhedos, as parreiras e o sol californiano são um colírio para os olhos.
Consegui conhecer um pouco mais a história dos vinhos, do plantio ao crescimento e amadurecimento das uvas. Ri de muitas cenas e amei um diálogo entre Miles (Paul Giamatti) e Maya (Virginia Madsen), em que tentam explicar as razões de serem tão apaixonados por vinho. Esta cena é de uma sutileza e delicadeza difíceis de se descrever. Poucas vezes vi um diálogo tão bonito. Já valeu pelo filme inteiro. Acho até, que poderia ter acabado por aí... porque depois a história perde um pouco o brilho e o frescor. É uma pena...
O ritmo do filme se modifica e a história começa a se arrastar até o final. Tal como um vinho velho demais, que passou do tempo de ser consumido.

O filme não foi aquilo tudo que pensava, até porque isso sempre acontece. Quando a crítica é muito boa, a gente cria uma expectativa exagerada. E a decepção ou frustação vêem na mesma medida. Mas uma coisa é certa. De hoje em diante olharei com outros olhos qualquer vinho que beber.

Só lamentei mesmo não ter nenhuma garrafa em casa para desgustar. Teria sido uma ótima companhia. Mas tudo bem, já estou providenciando.

Nenhum comentário: